11 de outubro, a criação do Mato Grosso do Sul

11 de outubro, a criação do Mato Grosso do Sul

Hoje é o dia em que é comemorado um dos marcos históricos mais importantes para o nosso Estado.

Em 11 de outubro de 1977, o então presidente do Brasil Ernesto Geisel, decidiu promover a separação da região sul do Estado do Mato Grosso, e a partir de então o nosso Estado ficou conhecido como Mato Grosso do Sul.

A conquista da separação e a ocupação efetiva do Mato Grosso do Sul foi conseqüência da atividade pecuária e, posteriormente da agricultura por volta da década de 30. Maracaju foi uma das primeiras cidades a serem povoadas durante as disputas territoriais da época.

Depois de criado, o recém criado Estado da Federação era considerado como um Eldorado: sinônimo de esperança e progresso, onde diversas pessoas poderiam tentar uma chance para construírem sua vida a partir do zero.

É com essa visão de prosperidade e esperança que as novas gerações sul-matogrossenses fazem com que o nosso Estado seja um dos mais prósperos do País.

Pecuária Sustentável no Pantanal: Um Exemplo para o Mundo

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, é um ecossistema único, reconhecido por seu papel vital na regulação do clima, conservação do solo e armazenamento de água doce. Essa riqueza natural, somada à fertilidade das áreas alagadas e à abundância de gramíneas nativas, fez da região um polo da pecuária extensiva desde o século XVIII.

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

A trajetória do Grupo Água Tirada na pecuária é marcada por desafios, inovações e muita dedicação. Há mais de 50 anos, a criação de gado Nelore foi iniciada por uma decisão visionária de seu fundador, o Sr. Arthêmio. Desde então, o Grupo se consolidou como referência em genética Nelore, contribuindo de maneira significativa para a evolução da raça no Brasil.