3 Critérios Utilizados na Seleção de Reprodutoras AT
O melhoramento genético do rebanho é a chave para uma pecuária cada vez mais produtiva e rentável.
Isso porque, com o passar do tempo, a demanda por proteína de origem animal aumenta, e os consumidores também tornam-se mais exigentes acerca da qualidade da carne que costumam levar para casa.
Dessa forma, os índices produtivos do rebanho de cria precisam ser superados a cada safra, já que os bezerros gerados serão os futuros bois gordos, que abastecem o mercado da carne bovina.
As matrizes bovinas são as principais responsáveis pela qualidade dos bezerros produzidos, já que devem ter capacidade de emprenhar de maneira precoce e desmamar bezerros pesados. É por isso que aqui na Água Tirada utilizamos critérios produtivos e reprodutivos para incluir ou descartar as vacas do rebanho de reposição.
Três dos critérios que utilizamos na seleção das vacas são:
1) Novilhas com ovários pequenos:
Desde jovens as novilhas do rebanho são palpadas. As que possuem ovários muito pequenos são descartadas da reposição e encaminhadas para engorda.
2) As novilhas que emprenham de maneira precoce:
As novilhas AT são inseminadas e entouradas durante a estação de monta. As que emprenham durante os protocolos são incluídas no rebanho de reposição.
3) Peso dos bezerros desmamados:
Nesse ponto, já sabemos quais são as vacas mais produtivas do rebanho. Mas ainda existem as melhores dentre as melhores! E um dos critérios de seleção é o peso dos bezerros desmamados.
Com esses critérios, conseguimos manter apenas os animais mais produtivos dentro do rebanho, e que produzem bezerros com características semelhantes.