3 Vantagens da integração lavoura-pecuária

3 Vantagens da integração lavoura-pecuária

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um método de produção que tem como objetivo aumentar a produtividade para a pecuária e para a agricultura, além de auxiliar na recuperação de pastagens degradadas. Isso é possível porque o sistema integra o ciclo de culturas anuais, como soja e milho, com o ciclo pecuário, no mesmo espaço, através do consórcio, sucessão ou rotação de pastagens.

Muitos pecuaristas têm aderido ao sistema ILP, principalmente no cerrado, onde há diversos hectares de terras agricultáveis sem utilização, e isso se deve ao fato de que este método detém vantagens sobre os métodos de cultivo tradicionais.

Algumas das vantagens do sistema ILP são:

  • Econômicas: o sistema permite o aumento da produção anual de fibras, biomassa e combustível, possibilitando obtenção de maiores rendimentos com menor custo e qualidade superior.
  • Sociais: com a diversificação de atividades dentro da propriedade, há geração de empregos diretos e melhoria na qualidade de vida do produtor e sua família. Além disso, os alimentos no sistema ILP podem ser produzidos sem agrotóxicos, o que possibilita uma maior segurança para os produtos obtidos.
  • Ambientais: a diversificação das culturas reduz o risco de erosão dos solos, melhorando suas características físico químicas. O sistema ILP também permite o aumento do bem-estar animal, pois promove maior conforto térmico para os bovinos, e é considerado um sistema de baixa emissão de carbono.

Porém, antes da adoção do sistema ILP na propriedade, é necessário que o produtor defina quais serão os seus objetivos com a implantação do mesmo, sendo essencial o conhecimento acerca do tempo de cada ciclo de cultura e o planejamento estratégico e logístico que funcionará como suporte à manutenção do sistema.

A ILP torna sustentável os sistemas produtivos, proporcionando também maior eficiência e retorno da atividade agrícola e pecuária, uma vez que é capaz de promover a recuperação dos solos e melhoria da qualidade de vida animal.

Pecuária no Pantanal: o Modelo de Produção Ideal

Pecuária no Pantanal: o Modelo de Produção Ideal

O Pantanal possui diversos tipos de gramíneas (pastos) naturais e fertilidade das regiões alagadas todos os anos. Por esse motivo, o Pantanal atraiu a pecuária, que é praticada de forma extensiva na região desde o século XVIII. Além de contribuir com a sustentabilidade, o modelo de pecuária do Pantanal também contribui com a permanência do homem no campo, tendo importância social, além da econômica para a região.

A Importância da Conservação dos Solos

A Importância da Conservação dos Solos

Ao longo do tempo, a atividade agrícola vem se desenvolvendo cada vez mais. Isso ocorre porque à medida que a população mundial aumenta, a demanda por alimentos também aumenta de forma proporcional, e faz-se necessário desenvolver a agricultura para suprir a procura demandante por comida. Mas, antes de cultivar qualquer tipo de alimento, é necessário um solo bem conservado e fértil, capaz de proporcionar a germinação das sementes plantadas, independente de qual seja. Conservar os solos faz parte de um plano de futuro sustentável, onde haverá alimentos para todos. O uso seguro e conservacionista dos recursos da terra garante que haverá disponibilidade desses recursos para as próximas gerações.

 

Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Manejo de Bezerros

Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Manejo de Bezerros

A criação de bezerros requer uma série de cuidados e atenção redobrada aos detalhes do manejo que podem interferir significativamente nos resultados da produção final. Por esse motivo a adoção de boas práticas e bem-estar animal no manejo de bezerros é fundamental para garantir uma produtividade excelente na etapa final da criação dos bovinos.

Desmama lado-a-lado: por que adotar?

Desmama lado-a-lado: por que adotar?

A desmama lado a lado consiste na adoção de um sistema de desmama onde a vaca e o bezerro são colocados em dois piquetes próximos, o que permite que ambos mantenham o contato visual entre si.

Esse tipo de desmama é capaz de aumentar os índices de bem-estar animal e aumentar a taxa de ganho de peso diário dos animais. Saiba por quê você deve adotar esse sistema no seu plantel. 

Folheto: Mitos e Verdades Sobre a Carne - Edição Gases de Efeito Estufa

Folheto: Mitos e Verdades Sobre a Carne - Edição Gases de Efeito Estufa

A Embrapa Gado de Corte criou uma série de folhetos sobre os mitos e verdades sobre a carne. Com diversas ilustrações e linguagem fácil, a série é interessante para o público infantil, que desde cedo pode compreender como se dá o processo de produção de carne e como são utilizados os recursos naturais nos sistemas pecuários. Na edição "GASES DE EFEITO ESTUFA", o folheto demonstra como se dá o ciclo do carbono na atmosfera e explica como os humanos, animais e outros tipos de máquinas contribuem para a emissão de carbono na atmosfera e como as plantas são capazes de reciclar o carbono e transformá-lo em oxigênio, gás essencial para nossa sobrevivência.