3 Vantagens da integração lavoura-pecuária

3 Vantagens da integração lavoura-pecuária

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um método de produção que tem como objetivo aumentar a produtividade para a pecuária e para a agricultura, além de auxiliar na recuperação de pastagens degradadas. Isso é possível porque o sistema integra o ciclo de culturas anuais, como soja e milho, com o ciclo pecuário, no mesmo espaço, através do consórcio, sucessão ou rotação de pastagens.

Muitos pecuaristas têm aderido ao sistema ILP, principalmente no cerrado, onde há diversos hectares de terras agricultáveis sem utilização, e isso se deve ao fato de que este método detém vantagens sobre os métodos de cultivo tradicionais.

Algumas das vantagens do sistema ILP são:

  • Econômicas: o sistema permite o aumento da produção anual de fibras, biomassa e combustível, possibilitando obtenção de maiores rendimentos com menor custo e qualidade superior.
  • Sociais: com a diversificação de atividades dentro da propriedade, há geração de empregos diretos e melhoria na qualidade de vida do produtor e sua família. Além disso, os alimentos no sistema ILP podem ser produzidos sem agrotóxicos, o que possibilita uma maior segurança para os produtos obtidos.
  • Ambientais: a diversificação das culturas reduz o risco de erosão dos solos, melhorando suas características físico químicas. O sistema ILP também permite o aumento do bem-estar animal, pois promove maior conforto térmico para os bovinos, e é considerado um sistema de baixa emissão de carbono.

Porém, antes da adoção do sistema ILP na propriedade, é necessário que o produtor defina quais serão os seus objetivos com a implantação do mesmo, sendo essencial o conhecimento acerca do tempo de cada ciclo de cultura e o planejamento estratégico e logístico que funcionará como suporte à manutenção do sistema.

A ILP torna sustentável os sistemas produtivos, proporcionando também maior eficiência e retorno da atividade agrícola e pecuária, uma vez que é capaz de promover a recuperação dos solos e melhoria da qualidade de vida animal.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?