3 Vantagens da integração lavoura-pecuária
O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um método de produção que tem como objetivo aumentar a produtividade para a pecuária e para a agricultura, além de auxiliar na recuperação de pastagens degradadas. Isso é possível porque o sistema integra o ciclo de culturas anuais, como soja e milho, com o ciclo pecuário, no mesmo espaço, através do consórcio, sucessão ou rotação de pastagens.
Muitos pecuaristas têm aderido ao sistema ILP, principalmente no cerrado, onde há diversos hectares de terras agricultáveis sem utilização, e isso se deve ao fato de que este método detém vantagens sobre os métodos de cultivo tradicionais.
Algumas das vantagens do sistema ILP são:
- Econômicas: o sistema permite o aumento da produção anual de fibras, biomassa e combustível, possibilitando obtenção de maiores rendimentos com menor custo e qualidade superior.
- Sociais: com a diversificação de atividades dentro da propriedade, há geração de empregos diretos e melhoria na qualidade de vida do produtor e sua família. Além disso, os alimentos no sistema ILP podem ser produzidos sem agrotóxicos, o que possibilita uma maior segurança para os produtos obtidos.
- Ambientais: a diversificação das culturas reduz o risco de erosão dos solos, melhorando suas características físico químicas. O sistema ILP também permite o aumento do bem-estar animal, pois promove maior conforto térmico para os bovinos, e é considerado um sistema de baixa emissão de carbono.
Porém, antes da adoção do sistema ILP na propriedade, é necessário que o produtor defina quais serão os seus objetivos com a implantação do mesmo, sendo essencial o conhecimento acerca do tempo de cada ciclo de cultura e o planejamento estratégico e logístico que funcionará como suporte à manutenção do sistema.
A ILP torna sustentável os sistemas produtivos, proporcionando também maior eficiência e retorno da atividade agrícola e pecuária, uma vez que é capaz de promover a recuperação dos solos e melhoria da qualidade de vida animal.