A cultura da soja proporcionou uma grande revolução alimentar.

A cultura da soja proporcionou uma grande revolução alimentar.

A cultura da soja proporcionou uma grande revolução alimentar.

Hoje não existe nenhuma outra proteína de origem vegetal com melhor custo benefício para a produção de carnes, ovos, leites e derivados do que soja.

A demanda por proteína animal tem crescido substancialmente nas últimas décadas e seguirá crescendo, principalmente, graças à melhoria de renda das pessoas nos países asiáticos. Portanto, além de garantir proteína animal em grandes quantidade e preços acessíveis aos brasileiros, a soja também é importante para a segurança alimentar de muitas outras nações.

Mas não para por aí. A soja está presente quando se come um ovo frito, uma mandioquinha e batata fritas, já que a maior parte do óleo vegetal no país vem da soja. Deste mesmo óleo vegetal, tem saído mais de 70% da matéria prima para produzir o biodiesel brasileiro, hoje em mistura de 10% no diesel nacional, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.

A soja também dá origem a diversos produtos para consumo de pessoas vegetarianas ou com intolerância a lactose, inclusive lactantes, bem como a produto de tratamento hormonal. A oleaginosa ainda está presente em maquiagens, tintas e até nos colchões de espumas através de um polímero (poliol).

Geralmente, pensamos na soja como alimento ou matéria-prima para derivados, como óleo e farelo. Mas o grão tem inúmeros outros usos. Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muitos alimentos dietéticos.

Do óleo extraído do grão (aproximadamente 15% da produção de soja em grão são destinados à fabricação de óleo), são produzidos óleo de cozinha, tempero de saladas, margarinas, gordura vegetal e maionese. Do processo de obtenção do óleo refinado de soja, obtém-se a lecitina, um agente emulsificante (que “liga” a fase aquosa e oleosa dos materiais), muito usado para se produzir salsichas, maioneses, sorvetes, achocolatados, barras de cereais e produtos congelados.

Outro segmento de produtos alimentícios que aproveita a soja é o de bebidas prontas – leite e sucos de frutas à base de soja.

Você sabia que a soja estava tão presente no seu dia a dia? compartilhe essa informação!

Fonte: Aprosoja Brasil

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?