A Importância da Conservação dos Solos

A Importância da Conservação dos Solos

Ao longo do tempo, a atividade agrícola vem se desenvolvendo cada vez mais. Isso ocorre porque à medida que a população mundial aumenta, a demanda por alimentos também aumenta de forma proporcional, e faz-se necessário desenvolver a agricultura para suprir a procura demandante por comida.

Mas, antes de cultivar qualquer tipo de alimento, é necessário um solo bem conservado e fértil, capaz de proporcionar a germinação das sementes plantadas, independente de qual seja.

É comum que, hoje em dia, ao iniciar uma plantação, o produtor se depare com a realidade de um solo extremamente degradado e pobre em nutrientes. Não só porque em produções anteriores pode ter havido um descuido no manejo dos solos, mas porque no Brasil, um país com clima tropical, e com presença de muitas chuvas, os solos tendem a perder os nutrientes essenciais com maior facilidade, além de os solos serem naturalmente ácidos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano. Isso significa uma perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido às más práticas agrícolas, secas e pressão populacional.


Por que conservar os solos?

A conservação dos solos deve ser feita para manter a biodiversidade de eco-comunidades que habitam e contribuem para a sua fertilidade. As técnicas de conservação podem variar de acordo com a realidade do produtor e a região em que está situada a plantação, mas todas tem como objetivo acrescentar matéria orgânica, dividir microrganismos perecíveis para liberar nutrientes, melhorar a infiltração da água e o arejamento.

O solo está diretamente relacionado com a qualidade do produto obtido nas plantações. É ele quem vai transmitir os nutrientes essenciais para as plantas e garantir a longevidade da lavoura. Assegurar as condições adequadas para os microrganismos na terra é de vital importância para o crescimento da vegetação.

Além disso, a conservação dos solos proporciona benefícios econômicos, sociais e ambientais. Uma vez que um solo conservado é um solo mais fértil e produtivo, este é um solo que dará um melhor retorno para o produtor e que também terá uma menor exigência de fertilizantes e outros manejos químicos.

Alguns dos benefícios que a conservação dos solos pode proporcionar são:

  • Melhoria da qualidade produtiva da terra: a manutenção do ambiente natural dos microrganismos presentes na terra proporciona um aumento da fertilidade e redução da necessidade de utilização de fertilizantes.
  • Redução da erosão: as técnicas utilizadas para conservação do solo são capazes de reduzir a erosão e o esgotamento dos recursos.
  • Purificação da água: a terra funciona como um filtro natural para purificação da água que penetra nos lençóis freáticos. A conservação do solo reduz a concentração de poluentes e sedimentos ao passo que, quanto maior a penetração da água do solo, maior a irrigação das plantas e maior a dissolução dos nutrientes para as plantas.
  • Purificação do ar: solos conservados e mais férteis realizam maior fixação do carbono, quando comparado com solos com áreas de erosão.

Algumas das práticas de conservação do solo são:

  • Lavoura de conservação: limita o número de operações nas lavouras.
  • Cultura de contorno: plantio em curvas de nível.
  • Plantação em tiras: associa uma cultura de baixo crescimento com outra de alto crescimento para fornecer proteção.
  • Rotação de culturas: mudança de espécies agrícolas a cada plantio para diversificar os nutrientes incorporados no solo.

Qual a importância da conservação dos solos?

Como dito anteriormente, a terra é o principal recurso para obtenção de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Podemos dizer que sem terra, não há vida, dada a importância que o solo tem para garantia da alimentação dos seres humanos e espécies animais domésticas e selvagens.

Portanto, conservar os solos faz parte de um plano de futuro sustentável, onde haverá alimentos para todos. O uso seguro e conservacionista dos recursos da terra garante que haverá disponibilidade desses recursos para as próximas gerações.

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?