A importância do Nelore no Brasil

A importância do Nelore no Brasil

Durante a época da colonização do Brasil, bovinos de origem europeia foram trazidos nos navios junto com os colonizadores para suprir a demanda por proteína da população. Entretanto, estes animais tinham pouca resistência ao clima e aos desafios ambientais do novo continente, e apresentavam muitas doenças. Logo, em meados do século XIX o gado Ongole começou a ser importado da Índia para o Brasil e começou a ser utilizado como raçador sobre os animais europeus.

A expansão inicial do Ongole no Brasil se deu de forma lenta, mas logo a raça passou a ser conhecida como Nelore. Os pecuaristas começaram a identificar características interessantes na raça, como a boa habilidade materna e boa adaptabilidade ao clima brasileiro, resistência ao calor e aos ectoparasitas. Além disso, uma característica que chamava a atenção nestes animais era a grande capacidade de transformar fibras, mesmo as de baixa qualidade, em carne e leite. Em 1938 o registro genealógico do gado Nelore foi implantado e o seu padrão racial começou a ser definido a partir de então.

A partir dos anos 60, grandes importações de Nelore oriundos da Índia começaram a ser realizadas. Os animais trazidos em 1962 tiveram que sofrer uma rigorosa quarentena na ilha de Fernando de Noronha antes de serem introduzidos nos rebanhos brasileiros. Do lote trazido estão alguns genearcas conhecidos, como Kavardi, Golias, Rastã, Checurupadu, Godhavari, Padu e Akasamu. Os animais trazidos foram situados principalmente na região Centro-Oeste, e suas linhagens genéticas se perpetuam até os dias atuais nos rebanhos.

A Associação Brasileira de Criadores de Nelore (ACNB) foi fundada em abril de 1954 com o objetivo de consolidar o padrão racial do Nelore e oferecer suporte aos produtores. Oferecendo melhor custo-benefício para o pecuarista, hoje 80% do rebanho bovino brasileiro é de gado Nelore ou anelorado, e a raça possui a carcaça mais próxima dos padrões exigidos pelo atual mercado consumidor. A carne de Nelore brasileira é exportada para mais de 146 países, representando grande importância econômica para o agronegócio.

Marcada pelo sabor acentuado, suculência e maciez, a carne de bovinos Nelore com presença de marmoreio é uma realidade da pecuária de corte, o que demonstra o enorme potencial competitivo da raça para produção de linhas gourmet, com cortes de maior valor agregado.

O Grupo Água Tirada faz parte da história da consolidação do Nelore no Brasil e há 55 anos vem realizando a seleção de linhagens de raças pura, com precocidade, rusticidade e excelente ganho de peso diário.

 

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?