A Integração Lavoura-Pecuária e o manejo do solo

A Integração Lavoura-Pecuária e o manejo do solo

É comum que, hoje em dia, ao iniciar uma plantação, o produtor se depare com a realidade de um solo extremamente degradado e pobre em nutrientes. Não só porque em produções anteriores pode ter havido um descuido no manejo dos solos, mas porque no Brasil, um país com clima tropical, e com presença de muitas chuvas, os solos tendem a perder os nutrientes essenciais com maior facilidade, além de serem naturalmente ácidos.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano. Isso significa uma perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido às más práticas agrícolas, secas e pressão populacional.

Um dos objetivos do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), além da produção de grãos e de forragem numa mesma área, é o manejo estratégico da fertilidade do solo.

A rotação de culturas, utilizando culturas com potencial de descompactação do solo ou mesmo com alta produção de resíduos vegetais antes e após a utilização da área para pastejo auxiliam na diminuição dos danos, proporcionando condições mais favoráveis ao crescimento e desenvolvimento vegetal.

Portanto, a diversificação das culturas reduz o risco de erosão dos solos, melhorando suas características físico químicas.

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?