A melhor alternativa da produção agropecuária é essa
O sistema de integração lavoura-pecuária vem se consolidando como uma opção para recuperar e renovar áreas de pastagens degradadas. Mas não apenas isso, como também é um modelo que é capaz de aumentar a produtividade agrícola e pecuária.
Com o objetivo de integrar a produção de grãos e forragem numa mesma área, a integração lavoura-pecuária têm auxiliado ainda na sustentabilidade do agro. Esse modelo é uma estratégia de produção que integra a produção pecuária com a produção agrícola, permitindo maior intensificação das áreas produzidas e com baixa emissão de carbono.
O modelo ILP garante comida o ano todo para os animais criados à pasto, principalmente no período da seca, onde são introduzidos os grãos para suplementação da dieta.
O sistema é economicamente viável para o médio e pequeno produtor, já que a produtividade vai crescendo a cada safra e ainda sobra área de pastagem após a colheita dos grãos consórciados.
Atualmente, essa é uma das melhores alternativas para a produção agropecuária. Além das vantagens que foram citadas, o modelo ILP é capaz de aumentar a produção de @ por hectares. Dados demonstram que, de uma safra para outra, o incremento chega a ser de 5@ por hectares, após a introdução do sistema de plantio (IDR-Paraná).
Além de otimizar o uso da terra, é possível produzir mais, sem necessidade de expandir o número de hectares.
É por isso que acreditamos e utilizamos esse sistema na Água Tirada.