Você sabia que o Grupo Água Tirada também realiza a criação e a seleção genética de gado Gir? Antes mesmo de iniciar na criação de animais da raça Nelore.

 

 

" /> A outra parte da seleção genética AT

A outra parte da seleção genética AT

Pois é! O Sr. Arthêmio começou a vida selecionando Gir, mas decidiu mudar para a raça Nelore quando conheceu a Sra. Eliane, sua esposa, já que o seu sogro já criava animais dessa raça. Além disso, naquela época, a criação de animais Nelore era mais difundida entre os produtores.

Sendo uma pessoa de ideais e sonhos que é, quando completou seus 80 anos, decidiu voltar a criar animais Gir mas, dessa vez, em sociedade com as suas netas.

Os animais da raça Gir são animais de boa aparência, dóceis, vigorosos e de boa conformação de um modo geral. Aqui no Brasil, essa raça foi inicialmente introduzida por serem animais de dupla aptidão, apresentando bons resultados em cruzamentos para produção de carne e de leite.

Porém, hoje em dia e após anos de seleção e melhoramento genético, a raça Gir é quase que exclusivamente utilizada para uma boa produção de leite! Esses animais possuem uma alta capacidade produtiva, mesmo quando se tem uma baixa quantidade de alimento ofertado.

Como as suas exigências são inferiores às raças taurinas, isso faz com o que os animais sofram menos quando há necessidade de restrição alimentar. Além disso, por possuírem boa conversão alimentar, são destaque para a produção leiteira.

Segundo a ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro), a produção média do Gir Leiteiro é de 3.600 kg em 305 dias, corresponde a três vezes a média nacional que atualmente é de 1.237 kg.

Uma outra vantagem também importante é que esses animais estão melhor adaptados às nossas condições climáticas e de manejo à pasto ou semi-intensivo.

Outro destaque que a raça merece é em relação a grande produção de sólidos no leite, cujos valores médios são de 4,2% de gordura e 3,1% de proteína.

Para começar com o rebanho, foram adquiridas as matrizes prenhes e touros da raça Gir do Sr. Marcelo Batista da Agro Maripá, que importou os animais do seu rebanho diretamente da Índia.

Hoje em dia, realizamos o acasalamento entre os animais das raças Gir, já presentes na fazenda, e Holandesa, formando animais Girolando, para obter uma alta produção de leite nas fazendas Água Tirada. Porém, a nossa produção é destinada para consumo interno.

Incrível, não é mesmo?

Compartilhe com um produtor que também tem esse desejo de criar Gir para que essa história sirva de inspiração.

Pecuária Sustentável no Pantanal: Um Exemplo para o Mundo

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, é um ecossistema único, reconhecido por seu papel vital na regulação do clima, conservação do solo e armazenamento de água doce. Essa riqueza natural, somada à fertilidade das áreas alagadas e à abundância de gramíneas nativas, fez da região um polo da pecuária extensiva desde o século XVIII.

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

A trajetória do Grupo Água Tirada na pecuária é marcada por desafios, inovações e muita dedicação. Há mais de 50 anos, a criação de gado Nelore foi iniciada por uma decisão visionária de seu fundador, o Sr. Arthêmio. Desde então, o Grupo se consolidou como referência em genética Nelore, contribuindo de maneira significativa para a evolução da raça no Brasil.