Agronegócio e a Economia

Agronegócio e a Economia

Agronegócio e a Economia

O que você sabe sobre o agronegócio no Brasil e sua importância?

Agronegócio abrange os vários negócios ligados à produção, processamento e venda de produtos agrícolas ou pecuários. Ele vai desde a indústria têxtil até o comércio hortifruti na feira, por exemplo. Inclui nosso cafezinho de todo dia, a roupa que vestimos, os bancos de couro de nossos carros, nosso almoço, enfim, pode-se ver o agro presente em todos os momentos do dia.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) calculam o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, em que são abrangidos a produção de insumo para a agropecuária, a produção de matérias-primas agropecuárias, o processamento dessas matérias-primas e a distribuição e demais serviços até o consumo final ou exportação.

Segundo esse levantamento, o PIB do Agronegócio em 2019 alcançou o patamar de R$ 1,6 trilhões, o equivalente a cerca de 20% do PIB brasileiro. No ano de 2020, durante a pandemia mundial do COVID-19, o agronegócio brasileiro ajudou a segurar o PIB brasileiro, segundo a Ministra Tereza Cristina. Foi um ano de safra recorde e aumento nas exportações em que o mercado interno foi também abastecido.

Você sabia que nosso agro era tão abrangente e gerava um resultado tão expressivo?