Aprenda a fazer uma estação de monta sem problemas no curral

A estação de monta é um momento decisivo na atividade de cria, tanto financeira quanto produtivamente. Isso porque a taxa de concepção das vacas está altamente relacionada com o bom desempenho financeiro da atividade de cria. E a taxa de concepção, por sua vez, está relacionada com o bem-estar animal do rebanho. 

Entretanto, nem sempre a propriedade adota um manejo adequado para o período reprodutivo. Conduzir as vacas, e principalmente as novilhas, do pasto para o curral pode ser estressante, já que elas não estão acostumadas com esse tipo de manejo todos os dias. Além disso, as fêmeas podem empacar e ficar resistentes no momento de entrar no tronco.

Nesse momento, os colaboradores podem tentar resolver os problemas que surgem no meio do caminho com métodos que estão em desuso na pecuária moderna. Esses métodos são capazes de desencadear sensação de medo e estresse nos animais. 

O estresse, por sua vez, promove a liberação do cortisol. Esse hormônio irá competir com os receptores dos hormônios reprodutivos. O efeito dessa competição é a diminuição da taxa de cio, de ovulação e dificuldade de implantação do embrião no útero, tendo assim, diminuição dos índices reprodutivos.

Você pode estar se perguntando, então, se existe alguma forma de realizar a estação de monta, minimizando o estresse e seguindo os preceitos de bem-estar animal.

Com uma equipe capacitada em bem-estar animal, a condução pode ser tranquila e eficiente. Nesse caso, pode-se utilizar bandeirinhas e vocalização para direcionar as vacas no caminho, mas sem cutucar ou gritar com os animais!

No Brete, a eficiência e alinhamento da equipe também são fundamentais. Uma boa contenção é capaz de minimizar qualquer risco de acidentes durante o trabalho, além de proporcionar maior conforto às vacas que são manejadas. E tudo isso contribui para uma maior taxa de prenhez! 

 

 

Pecuária Sustentável no Pantanal: Um Exemplo para o Mundo

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, é um ecossistema único, reconhecido por seu papel vital na regulação do clima, conservação do solo e armazenamento de água doce. Essa riqueza natural, somada à fertilidade das áreas alagadas e à abundância de gramíneas nativas, fez da região um polo da pecuária extensiva desde o século XVIII.

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

A trajetória do Grupo Água Tirada na pecuária é marcada por desafios, inovações e muita dedicação. Há mais de 50 anos, a criação de gado Nelore foi iniciada por uma decisão visionária de seu fundador, o Sr. Arthêmio. Desde então, o Grupo se consolidou como referência em genética Nelore, contribuindo de maneira significativa para a evolução da raça no Brasil.