Aprenda a fazer uma estação de monta sem problemas no curral

A estação de monta é um momento decisivo na atividade de cria, tanto financeira quanto produtivamente. Isso porque a taxa de concepção das vacas está altamente relacionada com o bom desempenho financeiro da atividade de cria. E a taxa de concepção, por sua vez, está relacionada com o bem-estar animal do rebanho. 

Entretanto, nem sempre a propriedade adota um manejo adequado para o período reprodutivo. Conduzir as vacas, e principalmente as novilhas, do pasto para o curral pode ser estressante, já que elas não estão acostumadas com esse tipo de manejo todos os dias. Além disso, as fêmeas podem empacar e ficar resistentes no momento de entrar no tronco.

Nesse momento, os colaboradores podem tentar resolver os problemas que surgem no meio do caminho com métodos que estão em desuso na pecuária moderna. Esses métodos são capazes de desencadear sensação de medo e estresse nos animais. 

O estresse, por sua vez, promove a liberação do cortisol. Esse hormônio irá competir com os receptores dos hormônios reprodutivos. O efeito dessa competição é a diminuição da taxa de cio, de ovulação e dificuldade de implantação do embrião no útero, tendo assim, diminuição dos índices reprodutivos.

Você pode estar se perguntando, então, se existe alguma forma de realizar a estação de monta, minimizando o estresse e seguindo os preceitos de bem-estar animal.

Com uma equipe capacitada em bem-estar animal, a condução pode ser tranquila e eficiente. Nesse caso, pode-se utilizar bandeirinhas e vocalização para direcionar as vacas no caminho, mas sem cutucar ou gritar com os animais!

No Brete, a eficiência e alinhamento da equipe também são fundamentais. Uma boa contenção é capaz de minimizar qualquer risco de acidentes durante o trabalho, além de proporcionar maior conforto às vacas que são manejadas. E tudo isso contribui para uma maior taxa de prenhez! 

 

 

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?