Características funcionais do Nelore.

Características funcionais do Nelore.

Você sabia que aproximadamente 80% do rebanho brasileiro é formado por gado Nelore ou anelorado ?
 
Isso se deve a suas características funcionais que permitiu com que esses animais se espalhassem geograficamente pelo território brasileiro: Em resumo, o sucesso do Nelore está na simplicidade do manejo e no retorno do investimento, ele significa mais carne por área e mais lucro para o produtor.
 
✅ 1. Rusticidade: o bezerro nasce, cresce e reproduz-se sem a necessidade diária do homem. Fortes e espertos, horas depois de nascidos já se deslocam com o rebanho;
 
✅ 2. Alta fertilidade e fecundidade;
 
✅ 3. Na fêmea, o sistema mamário é composto de tetas pequenas, facilitando ao recém-nascido mamar com bastante agilidade. Ele logo se levanta e vai mamar. A garupa ligeiramente inclinada aumenta a abertura da bacia, facilitando o parto;
 
✅ 4. O porte alto e o prepúcio reduzido do touro conferem maior eficiência reprodutiva ao Nelore;
 
✅ 5. As cores de pele e da pelagem protegem o animal dos raios ultravioleta e reflete a luz do sol;
 
✅ 6. O Nelore é a resposta definitiva de que é possível produzir carne nos trópicos e nas condições mais adversas, como pastagens sujas de tocos e arbustos invasores, grandes extensões, dificuldade de manejo etc.
 
O sucesso do Nelore está na simplicidade do manejo e no retorno do investimento, ele significa mais carne por área e mais lucro para o produtor.
 
Compartilhe esse conteúdo!