Características raciais que indicam eficiência produtiva

Características raciais que indicam eficiência produtiva

Dentro da bovinocultura de corte brasileira, as raças zebuínas são responsáveis pela maior parte do rebanho comercial, com grande capacidade adaptativa ao ambiente tropical e explorada basicamente em sistemas de produção a pasto.

Os animais da raça Nelore são de grande importância para a pecuária nacional devido aos seus atributos produtivos e reprodutivos. Cerca de 85% do rebanho Nacional é composto por animais Nelore ou anelorados. Estes se adaptaram bem às condições tropicais brasileiras, pois são rústicos, com resistência natural a ectoparasitas e ao calor.

No momento da formação de rebanhos, os pecuaristas costumam selecionar os reprodutores de acordo com as características reprodutivas, como precocidade sexual, intervalo entre partos e habilidade materna, já que estas características muitas vezes são sinônimo de animais mais pesados no final do ciclo.

Entretanto, além das características reprodutivas, algumas características zootecnicas da raça Nelore também são indicativas de eficiência produtiva e saúde do gado.

Algumas dessas características são:

Arqueamento e profundidade de costelas:

Indica a capacidade de expansão dos pulmões do animal, que tem relação com a sua resistência física e capacidade de resistir a condições de estresse calórico.


Tamanho do umbigo:

O umbigo deve apresentar um tamanho e posicionamento ideal, tomando como base animais que possuem umbigo com forma ideal e tamanho reduzido. Machos de umbigo excessivamente comprido criados à pasto podem ferir o prepúcio em talos de gramíneas, podendo comprometer o órgão reprodutor.


Pigmentação da pele:

Esta tem relação com a resistência ao calor e à ectoparasitos.


Conformação do quarto posterior:

O quarto posterior do animal deve ser convexo. Quanto mais convexo, maior a capacidade de armazenar musculatura, e maior o rendimento de carcaça. Entretanto, o animal deve ter convexidade ideal, pois problemas na linha da coluna, como lordose, são indesejados.


Aprumos:

Os aprumos e cascos do animal devem ser firmes e íntegros. Os ligamentos das patas também devem ser firmes. Imperfeições nos aprumos podem comprometer a locomoção e sustentação do bovino, fatores que estão associados com a sua capacidade de ir em busca de alimentos e com a sua longevidade.

 

Todas essas características raciais devem ser avaliadas no momento de escolha dos reprodutores para formação do rebanho, pois estão diretamente relacionadas com a resistência do gado, longevidade e, portanto, produtividade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?