Carne Nelore com marmoreio: o sabor do Brasil
Em maior escala no Brasil, quando o confinamento de bovinos é feito, são utilizadas dietas ricas em grãos inteiros para conseguir entregar uma carne com boa quantidade de marmoreio para o frigorífico.
Com o método de tipificação de carcaças utilizado na maioria dos frigoríficos brasileiros, o pecuarista pode inclusive até receber bonificação por carcaças com essas características desejáveis.
Dentro da dieta, os grãos são componentes capazes de acelerar a deposição de gordura de acabamento nas carcaças e a impressão da gordura intramuscular na carne. Ou seja, animais que consomem dietas ricas em grãos possuem uma melhor conversão alimentar - transformação do alimento em músculo e, posteriormente, em carne - que os animais que consomem somente volumoso.
Porém, apesar de dietas ricas em concentrado auxiliarem nesse processo, o único fator determinante para esse resultado é um só: a genética do animal!
Existem algumas tecnologias que, hoje em dia, são utilizadas e que auxiliam o pecuarista a predizer o desenvolvimento dessa característica, especialmente a ultrassonografia de carcaça.
Por meio dela, identificamos no rebanho Água Tirada os animais Nelore que possuem genética para carne com gordura entremeada, conferindo mais sabor e maciez à sua carne. Produzindo as famosas carnes premium!
Quando realizamos essa seleção de forma estratégica, garantimos a perpetuação dessa característica na progênie dos nossos animais e, garantindo uma dieta devidamente adequada, damos as condições específicas para que esse fenótipo seja devidamente expressado.
E é dessa forma que garantimos carne Nelore com marmoreio!
Mais interessante ainda: a carne com essa característica de gordura entremeada é, cada vez mais, esperada e preferida entre as indústrias frigoríficas e pelos consumidores. E, inclusive, é utilizada na precificação de alguns cortes cárneos.
Compartilhe essa informação com alguém que precisa saber dessa estratégia.