Ciclo completo com Terminação a Pasto: qual genética utilizar?

O Brasil possui aproximadamente uma área de 152 milhões de hectares de pastagens, dos quais cerca de 60 milhões de hectares encontram-se na região Centro–Oeste e mais especificamente, 20 milhões de hectares estão presentes no estado de Mato Grosso.

Quando o assunto é ciclo pecuário completo com terminação à pasto, existe um grande desafio ao produtor: produzir diante do cenário brasileiro, reduzindo o ciclo de produção e melhorando a qualidade da carne, de maneira competitiva, rentável e sustentável. Muitos pecuaristas podem ter dúvidas na hora de escolher a melhor genética para inseminar as vacas nesse sistema.

Isso ocorre porque para o boi atingir o ponto certo de abate à pasto é necessário mais tempo do que na terminação em confinamento. Contudo, enquanto no confinamento é necessário investimento em infraestrutura, na terminação intensiva a pasto o produtor utiliza da estrutura da fazenda e investe apenas em ração e suplementação, que ajudarão no processo de engorda do animal.

Sendo assim, para o ciclo completo com terminação à pasto, a melhor escolha para o pecuarista é selecionar touros que entregam filhos precoces, já que nesses casos os animais ganham peso mais rápido e podem ser terminados à pasto em menos tempo.
Ebandhy L. Vera é um dos touros do plantel Água Tirada que entrega filhos com precocidade sexual no rebanho.

A genética de Ebandhy LV é excelente para criadores que visam padronização de plantel, acabamento rápido, beleza racial e filhos precoces. É notável que seus resultados são otimizados quando utilizado em acasalamentos com linhagens de Garimpeiro da AT (Janajur do Arroio). Tem produzido animais destaque em marmoreio e área de olho de lombo.

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?