Como Manter a Eficiência Produtiva na Seca

Como Manter a Eficiência Produtiva na Seca

Em períodos de estiagem, como o que acomete boa parte do país durante o inverno, a oferta de comida para o gado pode diminuir e a manutenção do ganho de peso diário pode ficar prejudicada. Na região do Mato Grosso do Sul, especialmente no Pantanal, a variável climática interfere significativamente na produção de proteína, impactando a produção pecuária.

Relatos demonstram que a região do Mato Grosso do Sul está acometida por um grande ciclo de diminuição de precipitações, compatível pelo atual momento do evento climatológico La Niña (um círculo vicioso de elementos climáticos no oceano Pacífico). Este evento surge após várias décadas de intervalo, e permanece por dois a sete anos. O La Niña atual está entrando no sétimo ano consecutivo e a seca realmente está mais evidente que o ano de 2021.

Mas, será que é possível manter a eficiência produtiva na seca, mesmo com essas condições climáticas desfavoráveis?

Sim, é possível! Mas, para isso, o pecuarista precisa agir de forma estratégica, planejando-se a cada ano, no início do ciclo, e contando que o período seco ocorre todos os anos.

Além disso, é necessário ajustar três pontos no manejo do rebanho, que são eles:

1) Adequação da taxa de lotação animal

O ajuste da taxa de lotação nas pastagens visa diminuir a pressão de pastejo sobre as forrageiras, que nesse período do ano têm uma qualidade nutricional menor.

Menos gado no pasto nesse período do ano resulta em gado mais produtivo, fértil, e ótima oferta de forragens que por altura sufocam o crescimento de plantas invasoras, resultando por fim em menos gasto futuro com trabalho de limpeza com máquinas ou herbicidas, entrando-se assim em um ciclo virtuoso.

2) Limpeza da área de pastagem

Além de adequação da taxa de lotação animal, é preciso também realizar a limpeza da pastagem, para reduzir a ocorrência de plantas invasoras, que diminuem a qualidade de rebrota do pasto. Além disso, a pastagem suja traz impacto negativo para o ganho de peso animal.

3) Utilização do suplemento no cocho

O suplemento deve ser utilizado para potencializar e garantir o ganho de peso durante o período seco, em que só a pastagem não é suficiente para viabilizar o ganho produtivo, devido ao seu menor valor nutricional.

Dessa maneira, é possível diminuir a pressão de pastejo, melhorar a qualidade da pastagem disponível, além de potencializar o ganho de peso.

Pecuária Sustentável no Pantanal: Um Exemplo para o Mundo

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, é um ecossistema único, reconhecido por seu papel vital na regulação do clima, conservação do solo e armazenamento de água doce. Essa riqueza natural, somada à fertilidade das áreas alagadas e à abundância de gramíneas nativas, fez da região um polo da pecuária extensiva desde o século XVIII.

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

A trajetória do Grupo Água Tirada na pecuária é marcada por desafios, inovações e muita dedicação. Há mais de 50 anos, a criação de gado Nelore foi iniciada por uma decisão visionária de seu fundador, o Sr. Arthêmio. Desde então, o Grupo se consolidou como referência em genética Nelore, contribuindo de maneira significativa para a evolução da raça no Brasil.