Curiosidades sobre o milho
Esse grão tão importante para a nossa alimentação e culinária é também estratégico para a agricultura e a indústria, por ser ingrediente de produtos como rações animais, talco infantil, maionese, cerveja e até etanol.
Aqui estão algumas outras curiosidades sobre o milho que talvez você não sabia:
-
É um alimento completo! Fonte de fibras e celulose, carboidratos, gorduras, proteínas, amido, vitaminas do complexo B, A e E, aminoácidos e sais minerais;
-
É importante para a sociedade rural! 5,5% dos trabalhadores do setor agrícola estão ligadas à essa produção;
-
Está presente em praticamente tudo! É um importante ingrediente da indústria alimentícia, utilizado em balas, chicletes, cerveja…
No Brasil, esse alimento também é ingrediente principal de vários pratos dentro da nossa culinária típica brasileira a exemplo da famosa canjica, cuscuz, polenta, angu, pamonhas, cremes. Ainda consegue ser inserido em outras iguarias como bolos, pipoca ou simplesmente o milho cozido!
O consumo de milho no Brasil teve um aumento significativo há mais de 500 anos, com a colonização, tornando-se então um hábito alimentar da cultura brasileira. Mas, ele já era cultivado e plantado em nossas terras antes da chegada dos portugueses.
Atualmente, somente cerca de 5% de toda a produção brasileira é destinada ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos já citados aqui, sendo a maior parte de sua produção utilizada mesmo na alimentação animal.
O Brasil é o 2º maior país exportador de grãos e o 4º maior produtor, sendo somente ele o responsável por quase 8% de toda a produção mundial de grãos, de acordo com a SIRE, Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas.
De acordo com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a China deve importar do Brasil uma quantidade que gira em torno de 18 milhões de toneladas de milho, da safra 2022/2023, iniciada em outubro de 2022.
Incrível, não?
Como está a sua produção de milho dessa safra por aí?