Desmama lado-a-lado: por que adotar?

Desmama lado-a-lado: por que adotar?

Entre 7 e 8 meses de idade o bezerro já começa a ser desmamado. É nessa fase que o animal passa a ser considerado ruminante e têm condições de se alimentar com alimentos sólidos e volumosos.

O período de desmama, entretanto, é considerado como um período crítico na vida do bezerro, pois a separação dele da vaca pode ocasionar estresse em ambos animais. Além de o estresse ser um fator que pode facilitar a infecções oportunistas, os animais mais inquietos passam muito tempo em busca da mãe e acabam não pastejando suficientemente nos primeiros dias da desmama.

O método de desmama lado-a-lado surgiu como alternativa ao método tradicional, pois consiste em um manejo em que as vacas e bezerros são apartados, mas são mantidos em piquetes próximos, geralmente com um corredor de distância entre eles. Dessa maneira, os bezerros permanecem tendo contato visual com suas mães, e o estresse da separação é reduzido.


Por que adotar a desmama lado-a-lado?

Além de ser um método mais adequado, do ponto de vista do bem-estar animal, a desmama lado-a-lado também é mais eficiente no ganho produtivo. De acordo com pesquisadores da Universidade da California-Davis, bezerros desmamados neste sistema ganharam até 30% a mais de peso que bezerros desmamados no método tradicional, com apartação de bezerros e vacas em ambientes separados.

De acordo com a EMBRAPA, bezerros desmamados nesse sistema passam menos tempo vocalizando e mais tempo pastejando, ruminando ou brincando com outros animais. Dessa maneira, observa-se um maior consumo de volumoso do que bezerros no desmame tradicional, que frequentemente são afetados pelo estresse.


Como realizar a desmama lado-a-lado?

Para realizar esse tipo de desmama, primeiro é necessário escolher os piquetes onde será realizado o procedimento. Eles devem ser de pastagens de fácil acesso, com boa disponibilidade de capim para os animais, e preferencialmente devem ser em terrenos planos. Os piquetes também devem ter bebedouros com disponibilidade de água.

As cercas dos piquetes devem estar em boas condições, para evitar fuga dos bezerros, e o bebedouro deve ser posicionado entre os piquetes, para que os bezerros não fiquem sem beber água. Antes de separar os lotes de matrizes e crias, o manejo sanitário do lote deve ser feito.

A partir de então, vacas e bezerros podem ser conduzidos para os piquetes separados pela distância de um corredor, onde devem permanecer por três dias. Os vaqueiros devem sempre entrar no piquete dos bezerros e permanecer nele por entre 10 a 15 minutos durante esse período.

Após o terceiro dia, as vacas podem ser conduzidas para um outro local, e os bezerros também podem ser encaminhados para outros pastos, de preferência com o auxílio de vacas madrinhas.

Esse método é um método acessível inclusive para pequenos produtores, que podem adotar o manejo em seus sistemas produtivos, melhorando o bem-estar animal do rebanho.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?