Estudantes vivenciam realidade do agronegócio em Semana da Educação Especial
Uma iniciativa em Mato Grosso do Sul chama atenção do agro e vira exemplo para outras áreas agrícolas do Brasil. Durante a Semana da Educação Especial, em 13 de agosto, a iniciativa “De Olho no Material Escolar” realizou uma edição diferenciada do programa “Vivenciando a Prática” em Maracaju. Com o propósito de proporcionar uma experiência educativa inclusiva e prática, a ação reuniu aproximadamente 40 estudantes e professores da rede pública local, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em uma imersão nas propriedades rurais do município.
Entre os participantes, estavam estudantes com características do espectro autista, síndrome de Down e outras deficiências, que tiveram a oportunidade de explorar, na prática, diversos aspectos da pecuária, incluindo vacinação e silagem para o gado. O dia no campo foi cuidadosamente planejado para garantir uma experiência enriquecedora e divertida para todos os envolvidos. Os estudantes foram transportados em ônibus escolares e, durante toda a atividade, receberam o suporte de professores, monitores da De Olho e técnicos agrícolas.
Ana Néry, vice-presidente da associação responsável pela organização do evento, expressou sua satisfação em poder proporcionar essa oportunidade aos jovens. “São crianças e jovens como tantos outros, com muitas perguntas sobre tudo. A De Olho agradece a parceria com a Prefeitura de Maracaju para realizar a visita, que esperamos repetir e ampliar para outras turmas”, afirmou Néry, destacando a importância de iniciativas como essa para a inclusão e a formação educacional.
O programa “Vivenciando a Prática” foi lançado em 2021 e, desde então, já proporcionou experiências similares para cerca de 35 mil crianças e jovens em todo o Brasil. A iniciativa promove visitas guiadas a propriedades rurais, eventos setoriais e outros ativos da agroindústria, permitindo aos participantes uma imersão na realidade do agronegócio.
O principal objetivo do programa é mostrar aos estudantes a conexão vital entre o campo e a cidade, entre a escola e a produção, e entre a teoria e a realidade. Ao participar dessas atividades, os alunos têm a chance de expandir seus conhecimentos, desenvolver um senso de orgulho nacional e fortalecer a sensação de pertencimento. Além disso, essa experiência contribui significativamente para a formação profissional dos jovens, ao expor as inúmeras oportunidades que o agronegócio pode oferecer para o futuro.
Essa edição especial do “Vivenciando a Prática” não apenas reforçou a importância da educação inclusiva, como também destacou a relevância de programas que promovem o contato direto dos estudantes com o mundo real, especialmente no contexto do agronegócio, setor essencial para a economia e o desenvolvimento do Brasil.
Fonte: 1000porcentoagro.