Integração Lavoura-Pecuária - Onde surgiu?

Integração Lavoura-Pecuária - Onde surgiu?

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária na região Centro-Oeste iniciou-se no município de Maracaju (MS), nas propriedades dos produtores Ake B. Van der Vinne e Krijn Wielemarker, no ano de 1989.

Oriundos do sul do país, os dois agricultores ficaram fãs do sistema plantio direto na palha que estava se iniciando por lá. Queriam de toda a forma introduzir o sistema em suas propriedades, mas o grande desafio era fazer rotação de culturas e obter palhada, que são dois princípios básicos para o sucesso do sistema plantio direto na palha.

Eles tinham em suas propriedades parte da área com atividade pecuária, onde as pastagens de Brachiaria decumbens e Brachiaria brizantha, que foram formadas após a correção da acidez e fertilidade do solo e o cultivo de soja e milho. Ao perceberem que as pastagens poderiam ser a alternativa para fazer ao mesmo tempo rotação de culturas e a produção de palha, fizeram o 1o plantio direto de soja sobre pastagem.

O Grupo Água Tirada acompanhou de perto essa revolução e teve inclusive campos de pesquisa. Um grande orgulho para nós!

Você sabia que Maracaju é a Capital da Integração Lavoura-Pecuária? 

Fonte: INTEGRAÇÃO LAVOURA–PECUÁRIA: UM SISTEMA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL - Engo Agro M.Sc. Dirceu Luiz Broch - Fundação MS

😙Gostou ? compartilhe na sua rede social.