“O bezerro é o futuro da pecuária”. Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, não é mesmo? E ela realmente faz todo o sentido!

" /> Manejo de maternidade: o exemplo da Água Tirada
Manejo de maternidade: o exemplo da Água Tirada

Manejo de maternidade: o exemplo da Água Tirada

Nessa época de estação de nascimento, apesar de muito esperada em todas as fazendas do Brasil, nem sempre há o preparo necessário que ela demanda.

Os cuidados com os bezerros, principalmente os neonatos, devem ter grande atenção do pecuarista e um empenho maior ainda de todos os colaboradores do setor de maternidade da fazenda.

Dessa forma, todos os manejos e atividades que envolvam os bezerros neonatos devem ser desenvolvidos e realizados com o intuito de oferecer o máximo de bem-estar para os animais.

Para o nascimentos dos bezerros, é extremamente importante que esse ocorra em um local limpo e protegido. No caso do piquete maternidade, que ele tenha passado pelo período de vazio sanitário, evitando presença de ectoparasitas como os carrapatos, por exemplo.

Esses manejos feitos inicialmente na vida do bezerro farão enorme diferença no ganho de peso desses animais durante sua vida produtiva, resultando em um melhor resultado.

Na Água Tirada, nós organizamos um treinamento, antes do início da época de nascimento, para integrar toda a equipe de vaqueiros, com o único objetivo de oferecer os melhores cuidados para cada novo bezerro,

Quando um bezerro nasce, tomamos os principais cuidados:

  1. Mamada do colostro

  2. Cura de umbigo

  3. Identificação para registro

Todos esses cuidados nós realizamos na mesa móvel de maternidade. Uma estrutura móvel, que permite ao vaqueiro se locomover para o mais próximo possível do bezerro no pasto.

Com essa estrutura, conseguimos diminuir o estresse para o animal ao ser deslocado para outro local para realizar esses cuidados e promovemos maior segurança para o bezerro e para o colaborador também.

Ao entender esses cuidados como o investimento que realmente é, o produtor está se consolidando para uma produção animal de maior qualidade, que vai gerar retorno financeiro e contribuir para o crescimento produtivo da sua propriedade.

Soja e Sustentabilidade: um compromisso Água Tirada

Na Água Tirada, o compromisso com a sustentabilidade está presente em todas as etapas da nossa produção. Nossos investimentos vão além da pecuária: também investimos na produção de grãos, como a soja, através do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

A Combinação Inteligente: Integração Lavoura-Pecuária

A busca por práticas sustentáveis e economicamente viáveis é uma constante. Nesse contexto, a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) tem se destacado como uma estratégia inteligente e eficaz.

Essa prática promove a sinergia entre a agricultura e a pecuária, trazendo consigo uma série de benefícios econômicos e ambientais para as propriedades.

Ogaphur da AT: Excelência Genética para o Seu Rebanho

Ogaphur da AT: Excelência Genética para o Seu Rebanho

No Grupo Água Tirada, a seleção genética é uma tradição que vem sendo construída ao longo de mais de 55 anos. Cada touro do nosso plantel é cuidadosamente selecionado, visando garantir não apenas a padronização racial, mas também características como ganho de peso, musculosidade e marmoreio.

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.