Manejo de maternidade: o exemplo da Água Tirada
Nessa época de estação de nascimento, apesar de muito esperada em todas as fazendas do Brasil, nem sempre há o preparo necessário que ela demanda.
Os cuidados com os bezerros, principalmente os neonatos, devem ter grande atenção do pecuarista e um empenho maior ainda de todos os colaboradores do setor de maternidade da fazenda.
Dessa forma, todos os manejos e atividades que envolvam os bezerros neonatos devem ser desenvolvidos e realizados com o intuito de oferecer o máximo de bem-estar para os animais.
Para o nascimentos dos bezerros, é extremamente importante que esse ocorra em um local limpo e protegido. No caso do piquete maternidade, que ele tenha passado pelo período de vazio sanitário, evitando presença de ectoparasitas como os carrapatos, por exemplo.
Esses manejos feitos inicialmente na vida do bezerro farão enorme diferença no ganho de peso desses animais durante sua vida produtiva, resultando em um melhor resultado.
Na Água Tirada, nós organizamos um treinamento, antes do início da época de nascimento, para integrar toda a equipe de vaqueiros, com o único objetivo de oferecer os melhores cuidados para cada novo bezerro,
Quando um bezerro nasce, tomamos os principais cuidados:
-
Mamada do colostro
-
Cura de umbigo
-
Identificação para registro
Todos esses cuidados nós realizamos na mesa móvel de maternidade. Uma estrutura móvel, que permite ao vaqueiro se locomover para o mais próximo possível do bezerro no pasto.
Com essa estrutura, conseguimos diminuir o estresse para o animal ao ser deslocado para outro local para realizar esses cuidados e promovemos maior segurança para o bezerro e para o colaborador também.
Ao entender esses cuidados como o investimento que realmente é, o produtor está se consolidando para uma produção animal de maior qualidade, que vai gerar retorno financeiro e contribuir para o crescimento produtivo da sua propriedade.