Manejo de Neonatos

Manejo de Neonatos

O sucesso de um sistema de produção pecuária depende diretamente do sucesso na fase de cria, que por sua vez depende da taxa de sobrevida dos bezerros neonatos. Por isso, durante os primeiros dias de vida dos bezerros, é necessário um cuidado diferenciado com esses animais, para que eles ganhem imunidade e recebam o aporte energético suficiente através da ingestão do leite.

O cuidado com o bezerro neonato se inicia ainda na fase de gestação da vaca. As vacas precisam receber uma alimentação adequada e também devem ser vacinadas conforme o protocolo sanitário para que, no colostro, existam anticorpos suficientes contra doenças comuns.

Além disso, também é necessário oferecer para as vacas um ambiente adequado para o momento do parto. É essencial cuidar da saúde e nutrição da vaca prenhe, pois os problemas durante o período de gestação geralmente culminam em perdas produtivas.

Mas, já com o bezerro nascido, alguns cuidados são essenciais para garantir a sobrevida do animal, desde os primeiros momentos do nascimento, como:

Verificação dos sinais vitais do bezerro: na verificação dos sinais vitais é necessário atestar se o neonato tem vigor, se está respirando e se possui tônus muscular.

Ingestão do colostro: o colostro é o primeiro leite produzido quando a vaca inicia a lactação. Ele é composto por imunoglobulinas, que devem ser ingeridas pelo neonato para garantir que este tenha imunidade contra diversas doenças infecciosas. Caso o animal não faça a ingestão do colostro por conta própria, esse precisa ser ordenhado e oferecido aos bezerros de forma manual.

Controle de anotações: também deve ser feita a notação do número da mãe e da data do parto na planilha de controle da Fazenda. Isso vai facilitar a identificação do animal nos manejos futuros, além de identificar de forma precisa a idade do animal, no momento transporte e venda dos animais.

Tatuagem e colocação de brinco nas orelhas: esses dois manejos também têm por finalidade a identificação e rastreabilidade do animal, essencial para o controle e histórico do animal na cadeia pecuária.

Cura do umbigo: a cura do umbigo é feita para evitar a proliferação de patógenos através do coto umbilical, que pode ser uma porta de entrada para microrganismos, caso não haja o cuidado devido.

Todos esses manejos com os bezerros recém-nascidos devem ser feitos com agilidade e eficiência, mas sempre respeitando os preceitos de bem-estar animal e as liberdades dos animais, para garantir maior qualidade de vida para os bezerros.

Pecuária Sustentável no Pantanal: Um Exemplo para o Mundo

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, é um ecossistema único, reconhecido por seu papel vital na regulação do clima, conservação do solo e armazenamento de água doce. Essa riqueza natural, somada à fertilidade das áreas alagadas e à abundância de gramíneas nativas, fez da região um polo da pecuária extensiva desde o século XVIII.

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

O Caminho do Grupo Água Tirada para se Tornar Referência em Genética Nelore

A trajetória do Grupo Água Tirada na pecuária é marcada por desafios, inovações e muita dedicação. Há mais de 50 anos, a criação de gado Nelore foi iniciada por uma decisão visionária de seu fundador, o Sr. Arthêmio. Desde então, o Grupo se consolidou como referência em genética Nelore, contribuindo de maneira significativa para a evolução da raça no Brasil.