Passos Importantes Para Aumentar a Produtividade Na Sojicultura

Passos Importantes Para Aumentar a Produtividade Na Sojicultura

Colheita de Soja na lavoura do Grupo Água Tirada

 

Importância da Soja

A soja é uma oleaginosa muito importante para a agricultura Brasileira e, em 2020, o complexo soja (farelo, grão e óleo) representou quase 35% do faturamento total do agronegócio. Para a safra 2021/2022 estima-se um superavit de aproximadamente 6 milhões de toneladas na balança.
Ocupando 56% da área total destinada ao plantio de grãos no Brasil, a soja é um produto versátil, rico em proteína, cujo principal destino é a composição de rações animais, principalmente de aves, suínos e bovinos, mas que também tem ingressado na dieta humana.
Do ponto de vista socioeconômico, a sojicultura é responsável pela geração de empregos no campo, pois possui uma demanda grande de trabalhadores nas lavouras, durante todo o período da safra.


Quando deve ser feita a colheita?

Todas as etapas de cultivo da soja devem ser executadas com muito planejamento, uma vez que um passo mal executado pode prejudicar completamente a safra anual. Entretanto, a colheita é uma das etapas mais importantes para garantia da qualidade dos grãos. Isso porque a colheita, que ocorre de janeiro a abril na região centro-oeste, depende do ponto de maturidade e umidade das vagens.
Sendo assim, a identificação do momento ideal da colheita é capaz de prevenir perdas na lavoura, e deve ocorrer quando 95% das vagens estiverem maduras (estádio R8) e os grãos tiverem umidade entre 13 e 15%. Dessa maneira ocorrem menos danos mecânicos durante a colheita.
Alguns produtores ainda utilizam a técnica de dessecação do grão para acelerar o período de colheita, o que também possibilita o plantio em um período mais adequado.

 

O que fazer para obter o sucesso na colheita?

Alguns passos podem ser seguidos para se obter o maior ganho produtivo sobre a safra plantada no ano, e listamos eles logo abaixo:

 

Acompanhamento da safra in loco através de softwares inteligentes.

1) Planejamento da safra


O planejamento da safra é o primeiro passo para uma colheita bem sucedida no final do período de cultivo, e deve envolver diversos processos. O agricultor deve escolher bem as cultivares, de acordo com as características do solo e clima da região, além de realizar o planejamento de fertilizantes e defensivos agrícolas que serão utilizados, sempre ponderando o melhor custo/benefício. As sementes escolhidas para a etapa de semeadura devem ser sementes de alta qualidade fisiológica, capazes de gerar plantas fortes, e o investimento em manejo integrado de pragas e doenças agrícolas é de extrema importância, uma vez que muitas doenças podem se instalar no fim do ciclo de cultura da soja.

 

2) Regulagem das máquinas colheitadeiras:

As máquinas, apesar de possuírem tecnologia específica para a colheita de soja, podem promover prejuízo às vagens quando estão mal reguladas. Por isso, é fundamental que o operador realize a verificação do maquinário antes de dar início ao processo:


- Velocidade da colhedora: deve estar entre 4 e 6,5 Km/h. Velocidades muito altas podem provocar quebra dos grãos colhidos.
- Barra de corte: deve estar ajustada a altura da planta. Se estiver muito alta, pode promover a debulha das vagens.
- Molinete: deve ter velocidade de rotação ajustada, para que não jogue os grãos para fora da recolhedora.
- Sensores: devem estar calibrados, permitindo um acompanhamento acurado do nível de umidade e volume dos grãos colhidos em cada talhão.
- Peneiras: responsáveis pela separação das vagens em tamanhos e pela limpeza final, devem ter os orifícios regulados para evitar perdas.

 

3) Armazenamento dos grãos

Os grãos devem ser armazenados em locais apropriados que permitam a preservação da qualidade e da quantidade da produção.
Os silos onde o grão será armazenado devem estar limpos e livres de impurezas, restos culturais da soja e de outros agentes com potencial contaminante, como fungos. Os grãos armazenados devem ser totalmente protegidos de fatores externos, como umidade, radiação solar e pragas urbanas para evitar a sua deterioração.

 

A finalização da safra da soja, após as etapas de colheita e armazenamento, é uma tarefa complexa, que envolve profissionais multidisciplinares. Porém, um bom planejamento do plantio e do momento de colheita, a regulagem das máquinas e o armazenamento adequado dos grãos são etapas determinantes na qualidade do produto final obtido.

 

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?