Por que fazer Rotação de Culturas?

Por que fazer Rotação de Culturas?

Por que fazer rotação de culturas? 

A rotação de culturas consiste em alternar, de forma ordenada, diferentes espécies vegetais em determinado espaço de tempo, na mesma área e na mesma estação do ano. As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito comercial e de recuperação do solo.

A prática oferece benefícios que ajudam a conservar e proteger o solo. Também promove maior diversidade de espécies, ou seja, maior sustentabilidade na produção agrícola.

1) É vantajosa tanto para doenças quanto para insetos: pois quebra o ciclo da área, visto que mudando a cultura, os insetos e doenças que estavam atacando a vegetação param de ter a cultura no campo, então morrem ou migram para outros lugares;

2) Aumento da diversidade: monoculturas selecionam espécies de animais mais adaptados a cultura que está no campo. A rotação faz com que mais espécies visitem a área, como polinizadores e inimigos naturais;

3) As plantas cultivadas retiram nutrientes do solo: cada planta retira diferentes nutrientes em diferentes quantidades. Sem a rotação de culturas, só alguns nutrientes específicos seriam retirados, sendo esgotados facilmente. A rotação de culturas permite que ocorra extração de diferentes nutrientes e até mesmo a incorporação de alguns deles dependendo da cultura estabelecida. Um exemplo é a soja que incorpora nitrogênio ao solo;

4) Incorporação de palhada ao solo: algumas culturas possuem pouca matéria vegetal, e quando esta seca, possuem pouca palhada, assim a rotação com culturas que apresentam maior quantidade de matéria vegetal pode enriquecer o solo em caso do uso da técnica do plantio direto.


Gostou desse conteúdo? Conta pra gente e compartilha!


@waagenciadigital

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Agricultura: Cultivando o Futuro Sustentável

A importância da agricultura vai muito além das fronteiras do Brasil. Em um mundo onde a população global continua a crescer, a produção agrícola torna-se cada vez mais essencial para garantir a segurança alimentar de bilhões de pessoas. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?