Qual a função da biotecnologia na Pecuária?

Qual a função da biotecnologia na Pecuária?

Você sabe qual é a função da biotecnologia na pecuária?


Bom, para começo de conversa, é importante definirmos o que é biotecnologia: qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica (definição da ONU).

Para falarmos sobre sua função na pecuária precisamos relembrar um paradigma antigo da produção que ligava seu aumento à expansão das suas fronteiras e aumento da área cultivada. Hoje em dia, com técnicas como confinamento, semi-confinamento, e diversos estudos, principalmente sobre precocidade foi possível alcançar excelentes índices de produtividade sem precisar de mais área.

Podemos dizer então, que o conjunto de tecnologias para que esses estudos sejam realizados, são denominados de biotecnologia, que por sua vez, tem como aumentar a produtividade na pecuária. Neste setor, a biotecnologia pode ser utilizada de diversas maneiras, como:

✅ Medicação animal;
✅ Melhorias na genética;
✅ Alimentação balanceada;
✅ Aditivos para nutrição animal
✅ Entre outros.

Sendo assim, podemos dizer que aumentar a produtividade da pecuária é um grande fator para o aumento da lucratividade da fazenda. Isso porque, quanto mais produtiva a propriedade, menores os custos e consequentemente maior o lucro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!


@waagenciadigital

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Teoria alinhada à prática: visita ao Grupo Água Tirada

Nós acreditamos que não existe nada tão eficiente para a formação de um bom profissional quanto alinhar o conhecimento teórico com a prática no campo!

 

Por isso, sempre que possível, disponibilizamos o nosso espaço e a nossa vivência dentro do agronegócio brasileiro para que profissionais em formação possam ter um dia de troca de experiências e conhecimentos com os nossos colaboradores.

 

No último mês de novembro, recebemos a visita dos alunos dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Senar - MS, aqui na fazenda do Grupo Água Tirada.

 

Nesse dia, eles puderam conhecer as nossas instalações, equipamentos e os processos que envolvem as nossas produções. Foi um momento muito proveitoso para nós!

 

Nos momentos iniciais da visita, nós fazemos uma breve apresentação sobre a história do Grupo Água Tirada, como tudo começou e o que fizemos para chegar até aqui.

 

Depois, nós os mostramos as instalações dos nossos setores como o curral da pecuária e a garagem com máquinas que utilizamos no setor agricultura.

 

Em cada visita que recebemos, nós aprendemos mais e nos atualizamos com o que cada um divide conosco das suas experiências, dúvidas e conversas.

 

Esperamos que para vocês, alunos de Agronegócio e Zootecnia do Senar-MS, a visita tenha sido tão proveitosa quanto foi para nós. Desejamos sucesso a cada um de vocês!

 

Conhece alguém que quer conhecer o Grupo Água Tirada? Compartilhe esse conteúdo com ele(a)?