Qual a função da biotecnologia na Pecuária?

Qual a função da biotecnologia na Pecuária?

Você sabe qual é a função da biotecnologia na pecuária?


Bom, para começo de conversa, é importante definirmos o que é biotecnologia: qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica (definição da ONU).

Para falarmos sobre sua função na pecuária precisamos relembrar um paradigma antigo da produção que ligava seu aumento à expansão das suas fronteiras e aumento da área cultivada. Hoje em dia, com técnicas como confinamento, semi-confinamento, e diversos estudos, principalmente sobre precocidade foi possível alcançar excelentes índices de produtividade sem precisar de mais área.

Podemos dizer então, que o conjunto de tecnologias para que esses estudos sejam realizados, são denominados de biotecnologia, que por sua vez, tem como aumentar a produtividade na pecuária. Neste setor, a biotecnologia pode ser utilizada de diversas maneiras, como:

✅ Medicação animal;
✅ Melhorias na genética;
✅ Alimentação balanceada;
✅ Aditivos para nutrição animal
✅ Entre outros.

Sendo assim, podemos dizer que aumentar a produtividade da pecuária é um grande fator para o aumento da lucratividade da fazenda. Isso porque, quanto mais produtiva a propriedade, menores os custos e consequentemente maior o lucro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!


@waagenciadigital