Qual a importância do Agronegócio no Brasil.

Qual a importância do Agronegócio no Brasil.

Há muitos anos o agronegócio desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional brasileira. O setor absorve praticamente 1 de cada 3 trabalhadores brasileiros.

Em 2015, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 32,3% (30,5 milhões) do total de 94,4 milhões de trabalhadores brasileiros eram do agronegócio.

Desses 30,5 milhões, 13 milhões (42,7%) desenvolviam atividades de agropecuária, 6,43 milhões (21,1%) no comércio agropecuário, 6,4 milhões (21%) nos agrosserviços e 4,64 milhões (15,2%) na agroindústria. Quanto ao comércio internacional, 43% das exportações brasileiras, em 2019, foram de produtos do agronegócio. Também há forte contribuição do agronegócio para o desempenho da economia brasileira.

Desde 2008 o superávit comercial do agronegócio brasileiro tem mais que superado o déficit comercial dos demais setores da economia brasileira, e garantido sucessivos superávits à Balança Comercial Brasileira.

Outro ponto a ressaltar sobre a relevância da agricultura no Brasil é quando a ocupação do território que começou com a produção de cana-de-açúcar, depois o café, e por fim a pecuária, o que levou ao assentamento das pessoas para as áreas mais ao interior do país.

Então além de ser a responsável por quase toda a comida na mesa do brasileiro, o agronegócio ainda é a responsável por grande parte do PIB nacional e por uma grande parcela de geração de empregos!

✅Gostou do conteúdo? Curta e Compartilhe!