Soja: uma das culturas mais importantes para o Mato Grosso do Sul
A soja é o principal produto relacionado a agropecuária dentro do estado do Mato Grosso do Sul… e melhor que isso: Maracaju é a cidade com maior produção desse grão, cidade que carinhosamente chamamos de lar!
Muito além do mercado interno, a soja também possui alta liquidez no comércio internacional; o que é comprovado, ano após ano, com o crescimento contínuo das exportações desse grão.
Foram produzidos 4.226,22 kg/ha em uma área de 338.244,37 hectares. Isso representa uma produção total de 1.429.495,64 toneladas de soja na safra de 22/23.
Além de gerar empregos, receita e desenvolvimento, essa atividade também proporciona ganhos ambientais, como a recomposição de áreas degradadas.
O estado do Mato Grosso do Sul é, de forma generalista, extremamente importante para o agronegócio brasileiro como um todo. É daqui que saem as maiores produções de soja, principalmente e, por isso, essa cultura é importante para todo o estado.
De acordo com um estudo técnico feito pelo Sistema Famasul em 2023, as cidades de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados estão entre os quatro maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado e entre as 10 maiores produtoras de soja. Esse dado reforça a relação extremamente positiva entre a sojicultura e o desenvolvimento.
Isso acontece devido aos bons resultados obtidos por essas cidades a partir da produção de soja, possibilitando o investimento em outros setores na administração dessas, como saúde, educação e oferta maior de empregos.
Por isso, nós, do Grupo Água Tirada, nos orgulhamos de fazer parte dessa história de sucesso, tendo a soja como uma de nossas produções ao longo dos anos. É um imenso prazer poder contribuir com o avanço do estado!
Já conhecia esses números? Compartilhe com alguém que precisa saber disso!