Tecnologia x Pecuária

Tecnologia x Pecuária

A tecnologia revolucionou o mercado mundial em todas as áreas de atuação. Na pecuária não foi diferente. Com os avanços e recursos surgidos recentemente, é possível aprimorar diversas atividades do cotidiano. Entenda como isso se dá na prática:

1 - Maior controle do consumo de água de cada animal em seu processo nutritivo, diminuindo o desperdício e otimizando a produção.
2 - Tablets e smartphones para anotar e armazenar informações relacionadas ao rebanho, provocando um processo organizacional na documentação.
3 - Avanço na conectividade para expansão da distribuição de produtos.
4 - Aplicação de vacinas e coleta de dados automatizados promovendo assim, melhoria do tempo e dos encargos dos trabalhadores rurais.

A contribuição da inteligência artificial faz com que os investidores fiquem ainda mais interessados pelo setor! E só tende a crescer.

✅Gostou do conteúdo? Curta e Compartilhe!

Pecuária no Pantanal: o Modelo de Produção Ideal

Pecuária no Pantanal: o Modelo de Produção Ideal

O Pantanal possui diversos tipos de gramíneas (pastos) naturais e fertilidade das regiões alagadas todos os anos. Por esse motivo, o Pantanal atraiu a pecuária, que é praticada de forma extensiva na região desde o século XVIII. Além de contribuir com a sustentabilidade, o modelo de pecuária do Pantanal também contribui com a permanência do homem no campo, tendo importância social, além da econômica para a região.

A Importância da Conservação dos Solos

A Importância da Conservação dos Solos

Ao longo do tempo, a atividade agrícola vem se desenvolvendo cada vez mais. Isso ocorre porque à medida que a população mundial aumenta, a demanda por alimentos também aumenta de forma proporcional, e faz-se necessário desenvolver a agricultura para suprir a procura demandante por comida. Mas, antes de cultivar qualquer tipo de alimento, é necessário um solo bem conservado e fértil, capaz de proporcionar a germinação das sementes plantadas, independente de qual seja. Conservar os solos faz parte de um plano de futuro sustentável, onde haverá alimentos para todos. O uso seguro e conservacionista dos recursos da terra garante que haverá disponibilidade desses recursos para as próximas gerações.

 

Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Manejo de Bezerros

Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Manejo de Bezerros

A criação de bezerros requer uma série de cuidados e atenção redobrada aos detalhes do manejo que podem interferir significativamente nos resultados da produção final. Por esse motivo a adoção de boas práticas e bem-estar animal no manejo de bezerros é fundamental para garantir uma produtividade excelente na etapa final da criação dos bovinos.

Desmama lado-a-lado: por que adotar?

Desmama lado-a-lado: por que adotar?

A desmama lado a lado consiste na adoção de um sistema de desmama onde a vaca e o bezerro são colocados em dois piquetes próximos, o que permite que ambos mantenham o contato visual entre si.

Esse tipo de desmama é capaz de aumentar os índices de bem-estar animal e aumentar a taxa de ganho de peso diário dos animais. Saiba por quê você deve adotar esse sistema no seu plantel. 

Folheto: Mitos e Verdades Sobre a Carne - Edição Gases de Efeito Estufa

Folheto: Mitos e Verdades Sobre a Carne - Edição Gases de Efeito Estufa

A Embrapa Gado de Corte criou uma série de folhetos sobre os mitos e verdades sobre a carne. Com diversas ilustrações e linguagem fácil, a série é interessante para o público infantil, que desde cedo pode compreender como se dá o processo de produção de carne e como são utilizados os recursos naturais nos sistemas pecuários. Na edição "GASES DE EFEITO ESTUFA", o folheto demonstra como se dá o ciclo do carbono na atmosfera e explica como os humanos, animais e outros tipos de máquinas contribuem para a emissão de carbono na atmosfera e como as plantas são capazes de reciclar o carbono e transformá-lo em oxigênio, gás essencial para nossa sobrevivência.