Um método muito eficiente para aumentar a produção de alimentos sem expandir a quantidade de hectare
Já parou para pensar que daqui por diante a demanda por alimentos no mundo só tende a aumentar?
Isso se deve ao fato de a população aumentar exponencialmente ao longo do tempo, enquanto a produção de alimentos aumentar de maneira linear e gradativa.
Por esse motivo, com um mercado demandante e exigente, temos sido cada vez mais pressionados a produzir mais alimentos, em menor espaço. Além disso, para o Brasil, o setor da agropecuária é extremamente importante, já que representa 20% do PIB do país e, por esse motivo, precisa continuar produzindo para expansão econômica nacional.
Por aqui, já temos avanço tecnológico suficiente para produzirmos mais, sem necessidade de expandir a área de cultivo. Graças ao sistema de integração lavoura-pecuária, a agropecuária brasileira pode produzir mais, melhor e sem a necessidade de avançar em áreas de floresta nativa.
Esse sistema de cultivo possibilita a intensificação do uso do solo, através da alternância entre áreas de lavoura e pastagem. Essa integração pode acontecer ao mesmo tempo ou em sucessão, quando primeiro uma cultura é plantada e só depois ela é substituída por criação de gado.
Essa medida tem sido apontada como uma das principais estratégias na busca pelo aumento da produção de alimentos, principalmente nos trópicos.
Alguns dos benefícios da ILP são:
1) melhora dos nutrientes no solo e do bem-estar animal;
2) aumento da produção de grãos, fibras, carne, leite;
3) geração de empregos diretos e indiretos.
Por conta desses benefícios, até o ano de 2030 o Brasil está comprometido em aumentar 5 milhões de hectares de sistemas de integração lavoura-pecuária.
O sistema já tem sido adotado de norte a sul do país, já que intensifica o uso da terra, recuperando áreas de solo degradado, e ainda com a vantagem de sequestrar carbono no processo de fotossíntese das plantas, um processo que garante sustentabilidade na produção.
É por isso que nós somos o país do futuro. Temos orgulho de produzir mais alimentos com tecnologia e de forma sustentável.